Crescimento profissional e aumento salarial. É isso que os trabalhadores brasileiros esperam para 2024, segundo o Índice de Confiança do Trabalhador do LinkedIn. Essa confiança é um indicador importante, mas como as empresas podem aproveitar esse desejo de progresso individual para benefício mútuo? O endomarketing tem potencial para ajudar nisso.
Os resultados do Índice de Confiança do Trabalhador
O WCI (Workforce Confidence Index) é uma fotografia trimestral do nível de confiança dos profissionais. Estes foram alguns resultados desta edição, baseada em entrevistas por e-mail com cerca de 2,1 mil pessoas entre setembro e dezembro de 2023:
- 61% dos brasileiros estão otimistas e acreditam que irão progredir em suas carreiras e serem promovidos neste ano.
- 68% dos profissionais esperam reajustes para cima na sua remuneração ainda no primeiro semestre – um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando apenas 47% relataram ter recebido aumento.
- 80% planejam realizar cursos ou formações online
- 55% querem aperfeiçoar suas habilidades por meio de aulas presenciais
Endomarketing e as estratégias para impulsionar o crescimento profissional dos colaboradores
O marketing interno visa fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus colaboradores. Assim, quando uma organização investe nele, reconhece que as pessoas são um ativo valioso na busca pela competitividade. Portanto, iniciativas nesta área ajudam a engajar e reter trabalhadores, além de impulsionar seu crescimento profissional.
LEIA, NA ENDOSFERA, COMO O ENDOMARKETING REDUZ AS DEMISSÕES VOLUNTÁRIAS
8 ações para desenvolver seus talentos
- Oferecer capacitação: Cursos e formações são maneiras eficazes de preparar os profissionais para o próximo nível em suas carreiras. Seja por meio de treinamentos online ou aulas presenciais, a melhoria contínua é fundamental.
- Incentivar o diálogo: Espaços para compartilhar conhecimento entre os colaboradores são enriquecedores, pois a troca estimula o aprendizado e a criatividade.
- Organizar mentorias: Conexões entre profissionais experientes e recém-chegados cria vínculos e facilita o intercâmbio de conhecimentos.
- Conhecer as expectativas: Planos de desenvolvimento individual auxiliam a aprimorar habilidades e alcançar objetivos de carreira.
- Promover eventos: Workshops, palestras e encontros voltados aos colaboradores fortalecem o senso de pertencimento e engajamento.
- Valorizar o desempenho: Reconhecimento por esforços e resultados individuais ou coletivos é motivador porque cria um ambiente positivo e estimula o crescimento profissional.
- Avaliar continuamente: Feedbacks construtivos identificam pontos fortes e áreas de melhoria.
- Comunicar internamente: Uma comunicação clara e transparente é essencial para que os colaboradores se sintam parte da empresa. Desse modo, o endomarketing pode promover canais eficientes de comunicação.
Benefícios do crescimento profissional para as organizações
Quando os profissionais crescem em suas carreiras, as empresas também colhem frutos. Estes são alguns benefícios de uma organização que estimula o crescimento profissional de seus talentos:
- Retenção: Profissionais satisfeitos e engajados têm menos probabilidade de deixar a empresa, reduzindo o turnover.
- Marca Empregadora: Um ambiente que valoriza o desenvolvimento pessoal atrai novos talentos e fortalece a imagem da empresa.
- Resultados: Colaboradores motivados e preparados vão além e contribuem para o sucesso da organização.
Aproveitar o otimismo e a disposição dos trabalhadores brasileiros em evoluir na carreira em 2024 é uma oportunidade para as empresas investirem no crescimento profissional dos trabalhadores. Essa ambição impulsiona o desenvolvimento individual e, consequentemente, o sucesso das empresas.
CONHEÇA, NA ENDOSFERA, 5 TEORIAS DA MOTIVAÇÃO
Promover um ambiente de trabalho mais inspirador, inovador e competitivo é uma estratégia inteligente para alinhar os desejos dos profissionais com os objetivos da organização. Dessa forma, quando todos se desenvolvem juntos, o bom resultado é compartilhado.