Por Ken Banta e Orlan Boston, via HBR
Como podem os consultores, treinadores e outros trabalhadores do show com tempo disponível durante a crise pandêmica e econômica permanecer produtivos?
Como o trabalho do cliente diminuiu ou até parou, dezenas de milhares de consultores de negócios abriram inesperadamente calendários. Voltar ao trabalho demorará meses. Muitos desses profissionais estão preenchendo o vazio, atualizando o trabalho de leitura, exercício e passando tempo com suas famílias.
Não há nada errado com nenhuma dessas atividades. Mas por que não se desviar e aplicar seus conhecimentos e habilidades às necessidades criadas direta ou indiretamente pela crise do Covid-19?
Nós dois somos consultores. Orlan é um parceiro sênior na prática de saúde e ciências da vida de uma empresa global de consultoria de gestão. Ken é fundador e diretor do The Vanguard Group for Leadership, trabalhando com executivos do C-Suite para desenvolver capacidades de liderança. Muitas das idéias e recomendações que estabelecemos aqui vêm de nossa própria experiência.
Apoie a resposta pandêmica.
Seja um hospital local tentando obter mais suprimentos ou uma comunidade que procura orquestrar entregas de refeições para idosos, os consultores podem dar conselhos sobre como fazer o trabalho melhor e mais rapidamente. Um consultor na cidade de Nova York está ajudando as empresas locais a se unirem para planejar um esforço coordenado de recuperação. Logística, eficácia organizacional, comunicações e treinamento de liderança são apenas alguns dos recursos de consultoria que podem ajudar as empresas afetadas. O artista italiano Alberto Canova está fornecendo sua obra de arte gratuitamente às organizações para apoiar suas comunicações durante a pandemia. Esse trabalho pro bono também é bom para Canova: ele constrói seu repertório, permanece ativo e gera boa vontade com futuros clientes em potencial.
Ajude pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos.
Essas organizações foram as mais atingidas e precisam de ajuda para enfrentar a tempestade. As câmaras de comércio e associações de empresas locais podem ajudar a identificar maneiras pragmáticas de ajudar as organizações locais, como solicitar o apoio financeiro disponível. CPAs podem dar uma grande contribuição. A CPA Mackey McNeill, da Mackey Advisors em Bellevue, Kentuckey, usou a própria ferramenta de previsão de caixa de sua empresa para ajudar as pequenas empresas da região a planejar como lidar com a crise. Esse tipo de trabalho é especialmente valioso para pequenas empresas, que carecem dos recursos contábeis internos disponíveis para organizações maiores. As organizações sem fins lucrativos que você ou sua empresa já oferecem suporte podem ser um bom lugar para começar. Ken e Orlan aumentaram o trabalho que estão fazendo como membros do conselho sem fins lucrativos, com um novo foco na sobrevivência e recuperação de uma pandemia.
Ajude indivíduos e organizações a gerenciar o impacto humano da crise.
A consultora de liderança Annie Perrin viu como a pandemia foi estressante para as pessoas nas funções de apoio à saúde. Ela lançou sessões de webinar gratuitas sobre como gerenciar o estresse e a ansiedade de profissionais de TI em um sistema hospitalar em Indiana. Os participantes dizem que as sessões os fazem se sentir melhor e os ajudam a operar com mais eficiência.
Oferecer treinamento e mentoria.
A pandemia está fazendo com que muitas pessoas reflitam sobre seu senso de propósito, enquanto outras sofrem de estresse e ansiedade . Jim Mendelsohn, consultor de redação da cidade de Nova York, se dedicou ao seu trabalho habitual, treinando uma série de profissionais e estudantes do ensino médio a candidatos a doutorado, a ver muito mais estudantes com ansiedades pandêmicas – descontando bastante e fazendo um trabalho pro bono como parte desse pivô.
Esses tipos de empreendimentos paralelos são valiosos em si mesmos, ajudando aqueles que os contratam a dar uma contribuição significativa ao esforço pandêmico de alívio e resposta. No processo, você pode expandir seus recursos profissionais. E os empreendimentos podem ajudá-lo a desenvolver novos relacionamentos que florescem em novos negócios quando a recuperação começa.
……………………….
Ken Banta é o fundador da Vanguard Network, um programa de desenvolvimento de liderança e associação de redes para líderes seniores de alto potencial. Ele também é o diretor do Vanguard Group for Leadership, que aconselha os CEOs e outros altos executivos em liderança e transformação organizacional. Ele era membro das equipes de gerenciamento que revezavam Pharmacia, Schering-Plough e Bausch + Lomb.
Orlan Boston é um parceiro na prática de Ciências da Saúde Global da Ernst & Young LLP. Ele passou as últimas duas décadas atuando em uma variedade de cargos de liderança sênior em negócios, mídia, serviço público, organizações sem fins lucrativos e filantropia como parceiro sênior da EY e da Deloitte, empreendedor, investidor de capital de risco, produtor de filmes, autor, nomeado presidencial, filantropo e membro de vários conselhos.